Logo da Faculdade Ciências Médicas - MG

Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Notícias e artigos

FCM-MG inaugura o Laboratório de Habilidades e Simulação Realística

No dia 15 de fevereiro de 2017 a Faculdade Ciências Médicas-MG (FCM-MG) inaugurou o Laboratório de Habilidades e Simulação Realística.

O Laboratório de Habilidades e Simulação Realística (LabSim) é o que há de mais inovador em termos de treinamento e preparação de alunos, oferecendo um ambiente seguro e controlado para sua formação. Em todo o Estado de Minas Gerais, poucas faculdades possuem tal tecnologia com tão alta fidelidade e complexidade.

O Laboratório permite aos alunos vivenciarem situações clínicas reais de alta fidelidade em urgência e emergência e exames ambulatoriais em manequins (pacientes) de alta tecnologia, programados com determinadas patologias (doenças) e comandados por professores/instrutores, para que os alunos possam realizar o atendimento. Esse treinamento possibilita aos estudantes mais preparo para o atendimento, além de contribuir para a segurança do paciente no futuro.

Estrutura

A estrutura conta com uma área de 550 m2, e todos os locais possuem salas de acompanhamento para o professor.

O Laboratório de Habilidades e Simulação Realística é multidisciplinar e possibilita o trabalho em equipe e o treinamento dos diversos profissionais da área da saúde, permitindo que os alunos atuem juntamente nos casos que são apresentados.

As aulas são gravadas por câmeras de alta definição que permitem aos acadêmicos e professores discutirem os casos apresentados nas aulas. O Laboratório ainda será disponibilizado para treinamento de equipes externas à Instituição, possibilitando assim uma maior capacitação de profissionais, na área da saúde, segurança, setores privados e públicos, de modo que todos estejam aptos a atender às demandas da sociedade.